Caverna do Caruso #80 - Carta 44

Pra quem reclama de falta de variedade nos quadrinhos distribuídos no Brasil, a Devir lançou um tempo atrás o excelente Carta 44, da Oni Press. (E pra quem não reclama, também.)

A revista conta a história de um presidente que acaba de assumir a Casa Branca e, dentre as inúmeras funções as quais ele precisa dar prosseguimento, está uma missão ultra secreta de contato com vida alienígena, tudo explicado em uma carta deixada pelo presidente anterior, só com os dizeres 44 no envelope.

O que diferencia o roteiro é o ritmo. Ao contrário da maioria dos quadrinhos de ficção científica, Carta 44 tem um ritmo mais lento, bastante realista, meio Interestelar (aquele filme de 8 horas e meia do Christopher Nolan, sabe?). Apesar de estarmos loucos pra saber afinal que diabos está acontecendo naquela estação espacial secreta, o autor toma o seu tempo mostrando todos os trâmites de um Presidente que acaba de assumir o cargo, suas relações, burocracias, etc. É importante ressaltar que dizer que o ritmo é mais lento, não significa dizer que é mais chato. Muito pelo contrário. Essa velocidade parece dar um tratamento mais adulto ao enredo, te deixando preso como quem assiste a um bom filme ou uma série, só que da HBO.

Caverna do Caruso #80 - Carta 44

Os desenhos são muito bons, mas, na minha humilde opinião, não combinam tanto com a revista. Eu sinto que um traço mais realista casaria melhor com a linguagem proposta pelo autor. Os personagens desenhados pelo espanhol Alberto Jiménez têm um ar “supereroesco” e parecem prontos para colocar uma máscara de morcego e combater o crime, se é que você me entende. Por outro lado, isso não chega a prejudicar a leitura – nem um pouco. Talvez, pensando bem, até sirva para dar um dinamismo ao tal ritmo lento do roteiro acima mencionado.

De qualquer modo, é uma história bem bacana, que vale a pena ser conhecida, em especial para quem quer fugir da super mesmice da Marvel e da DC, ou pra quem adora tramas intergalácticas realistas (aliás, quem não adora tramas intergalácticas realistas??? É como diz a letra daquele samba Quem não gosta de tramas intergalácticas realistaas, bom sujeito não é… É ruim da cabeça, ou doente do pé… Ou algo assim.)

Tô Lendovantagens
  • Saiu no Brasil!

  • Pela Devir, o que significa que a distribuição pelas livrarias deve ser caprichada

  • Saiu no formato americano, algo que costumava ser raro na Devir, que adorava fazer as suas revistas no formato canadense (aquele que é quaaaase americano, mas é um pouco menor) ou no formato Itú, que é tipo o formato americano, mas muito maior e capa dura e não combina com as outras revistas da estantes. ESSE É O FORMATO, DEVIR. MANTÉM.

  • História original

  • Descanso ideal para quem quer dar um tempo nos collants

  • Desenvolvimento realista de uma trama de ficção científica.

  • Trama envolvente

  • Maravilhoso acabamento gráfico! Parece coisa de jabá isso, mas é verdade, a revista tem uma qualidade gráfica excelente!

  • Existe um papo de fazer uma série de TV (não sei quantas anda isso), mas, se você quiser ser o primeiro a falar “ain, não gostei da adaptação da série, o quadrinho é muito meliór” essa é a sua oportunidade!

Tô Lendodesvantagens
  • Esse é o volume 1 de uma série em andamanto. Ou seja, termina num belo dum cliffhanger! Resta saber quando que a Devir pretende lançar o próximo, ou próximos volumes (e já se passou mais de um ano e até agora nada, infelizmente…)

  • O traço não combina tanto com a trama realista

  • Tem bastante texto. Não é para os mais fracos. (Mas também não é taaanto texto assim… Deixa de preguiça!!!)

  • Não sei o preço. Pode ser que seja salgado, por conta do belo acabamento gráfico…

Taí! Eu sou sempre muito a favor de divulgar os títulos diferentes que saem aqui no Brasil, pra que a gente tenha cada vez mais variedades nas prateleiras (e, quem sabe algum dia, eu possa parar de gastar dinheiro na Amazon). Então faça a sua parte! Divulgue! Mesmo que você não goste dessa revista em particular, faça ela encontrar alguém que goste, para que a próxima a ser publicada seja aquela que você quer! (Não sei se fez muito sentido isso, mas enfim…) De qualquer modo, eu gostaria muito de saber quem já leu, quem não leu e o que acharam da leitura ou da ideia dela! Por favor, conversem comigo!!!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
Caverna do Caruso #80 - Carta 44
Caverna do Caruso #80 - Carta 44
Caverna do Caruso #80 - Carta 44
Caverna do Caruso #80 - Carta 44
Caverna do Caruso #80 - Carta 44
Caverna do Caruso #80 - Carta 44